
Scaffold Bird acaba de pousar em terra e anuncia que Visible está terminado, prestes a circular pelo mundo afora. O ep de quatro temas mais um, o último é um single edit de "Awake in a Halo", foi gravado nos estúdios Lounge Records, em Torres Vedras e produzido por Pedro Moreira.
Depois de algumas repetições na audição do ep identifica-se claramente uma divisão em termos sonoros.
"Soft Rain" e "Silent Dream" são dois temas mais melancólicos e mais atmosféricos do que os outros dois. "Visible" e "Awake in a Halo" transparecem a tendência mais pesada da banda. Se nas primeiras a abordagem desperta para o lado mais viajante que as melodias suscitam, a segunda parte do álbum representa a vertente mais progressiva e metal dos SB.
O que temos aqui é um primeiro ep que resume a capacidade criativa desta banda, que faz despoletar a curiosidade para próximas gravações. É sem dúvida um trabalho interessante, mas que ainda não consegue demarcar um limite sem pisar nas suas influências mais óbvias, Opeth, Katatonia e Porcupine Tree. De qualquer maneira estas influências não invalidam o trabalho realizado, porém crê-se que teriam mais a ganhar se seguissem a linha mais personalizada das duas primeiras faixas.
Os Scaffold Bird tocaram nalguns palcos da Grande Lisboa e a verdade é que têm recebido algum feedback não só dos portugueses como também dos ouvintes que visitam o myspace a partir de vários pontos do mundo, especialmente da Europa do norte.
Um projecto interessante que começa a compor novos temas a partir de Dezembro com o regresso do vocalista e guitarrista Cláudio Lousada que neste momento se encontra na Suécia.
Podem encomendar o ep e ouvir duas músicas de Visible: http://www.myspace.com/scaffoldbird